quinta-feira, 26 de março de 2020

L.Portuguesa 26/03 Atividades

2º Período

Ensino médio é a etapa que vai exigir

 mais atenção do próximo governo


     

Publicado em 06/09/2018 - 09:01 Por Mariana Tokarnia -Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

O ensino médio é o grande gargalo da educação básica brasileira. É a etapa de ensino que concentra os piores indicadores escolares: altas taxas de abandono, alta porcentagem de repetência e piores índices de aprendizagem. Melhorar esses índices, ampliar a carga-horária de estudos, aumentar o aporte de recursos e tornar a etapa mais atrativa para jovens conectados serão desafios do próximo governante.
Sete em cada 10 estudantes não aprendem o básico em português e matemática, segundo indicadores divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Na outra ponta, apenas 4,5% dos estudantes alcançaram um nível de aprendizagem considerada adequado pelo MEC em matemática e 1,6% em língua portuguesa.
Segundo a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, o desafio do próximo presidente na educação é garantir que todos os estudantes aprendam. “O Brasil quase universalizou o acesso. Agora precisamos universalizar a aprendizagem”, afirmou.
Após cursar apenas o 1º ano do ensino médio - a etapa tem geralmente três anos, mas pode ter quatro -, quase um a cada quatro estudantes (23,6%) repete de ano ou abandona a escola.
“Hoje, o ensino médio é para poucos, é um ensino médio excludente”, afirmou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, que participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999, na área de ciências da natureza e matemática. “Algo precisa ser feito. Acredito muito que esse ensino médio, no modelo que está, não atende”, disse.
Cerca de 81% das matrículas do ensino médio estão concentradas nas escolas públicas estaduais, ou seja, a cargo prioritariamente dos governos estaduais.
“O ensino médio é uma das etapas mais caras. O país vai ter que investir mais. Tanto no nível estadual quanto federal, o Brasil vai ter que fazer esforço para aportar recursos para o ensino médio”, defendeu o vice-presidente da região Sudeste do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Haroldo Rocha.
Colégio Estadual Chico Anysio, em Andaraí, no Rio de Janeiro
Ensino médio é o grande gargalo da educação básica brasileira. É a etapa de ensino que concentra
 os piores indicadores escolares - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rocha é secretário de Educação do Espírito Santo, estado que teve o melhor desempenho no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Penso também que as secretarias estaduais têm que fazer um esforço para racionalizar os seus gastos, eliminando o desperdício que sempre ocorre no serviço público”, acrescentou.
Mesmo com o melhor desempenho, o estado não conseguiu cumprir a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação do país, divulgado esta semana pelo MEC.
O país ficou, pela terceira divulgação seguida, abaixo da meta esperada. O indicador está praticamente estagnado desde 2011.

Novo Ensino Médio

A lei do chamado novo ensino médio foi aprovada no início de 2017. Ela estabelece uma formação mais flexível para os estudantes que poderão escolher itinerários formativos com ênfase em matemática, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.
Na época que foi enviada ao Congresso Nacional, a reforma do ensino médio foi criticada por ter sido instituída por meio de medida provisória e foi um dos motivos de uma série de ocupações de escolas e universidades em 2016.
A aplicação da lei exigirá um esforço conjunto dos entes federados, uma vez que depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, ainda em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE); da definição dos currículos que serão aplicados em cada rede a partir da Base; da formação de professores em conformidade com as novas diretrizes; de novos livros didáticos, entre outros.
As mudanças exigirão ainda um redesenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá que se adequar ao que os estudantes estão aprendendo na etapa de ensino.
A lei estabelece que as redes terão que ampliar gradualmente as matrículas em tempo integral, ou seja, para 7 horas diárias. O MEC deverá repassar recursos para os estados com essa finalidade. Até 2022, todas as escolas deverão oferecer ensino médio de pelo menos 5 horas diárias.
Para a coordenadora de Políticas Educacionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, movimento que reúne cerca de 200 entidades educacionais, Andressa Pellanda, para que uma reforma seja eficiente, ela precisa ser realizada a partir de debate com a comunidade escolar e acadêmica. “Só assim conseguiremos responder aos anseios dos estudantes que ocuparam as escolas em 2015 e 2016”, disse. “Era demanda do movimento e é histórica da categoria a formação inicial e continuada de qualidade [para os professores], condições de trabalho e valorização dos profissionais da educação. Sem isso, não haverá uma educação com ensino e aprendizagem fortes”.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, ressaltou na semana passada a importância de olhar para esta etapa da educação. “O ensino médio está absolutamente falido, está no fundo do poço”, afirmou.
Edição: Lílian Beraldo


Pessoal essa reportagem vocês vão encontrar no livro didático final da pg. 180, 181 e início da 182 ( a mesma deve ser copiada no caderno), primeiramente vocês devem ler com muita atenção para uma melhor compreensão do assunto que já estamos trabalhando em sala de aula e logo após vocês devem copiar e responder as seguintes perguntas da pg 182 "Primeiras Impressões" nº 1,2,3,4,5,6 e 7. 


Correção na próxima aula dia 01/04/2020

OBSERVAÇÃO: Pessoal segue o combinado com todas as turmas: Todas as atividades devem ser feitas no caderno e após devem enviar foto no privado para ser dado o OK na listagem abaixo. Lembrando que a postagem para o professor deve ser sempre até as 22h, no caso desta atividade até dia 27/03 (amanhã, sexta-feira).


Professor
Jefferson Paiva

Alunos que já entregaram a atividade: ( com OK do lado)

Alana: OK

Ana Paula: OK

Bianca M: OK

Bianca S: OK

Bruna: OK

Élen: OK

Emerson: OK

Gabriel:

Ingrid: OK

Isadora: OK

Julia P: OK

Julia R: OK

Julia S: OK

Kayki: OK

Kelly: OK

Leander: OK

Lui:

Matheus: OK

Nicolas: OK

Pedro: OK

Tauã: OK



BOM DIA MEUS QUERIDOS ALUNOS!!!!

ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE VOCÊS!!!

MAS...




(ACESSE!)





ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊS!!!



APESAR DA CAMPANHA DO ISOLAMENTO SOCIAL, A VIDA NÃO PODE PARAR! 

NO ANO QUE VEM, VOCÊS ESTARÃO ENTRANDO NO ENSINO MÉDIO, E PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA ISSO!!!



(ACESSE!)


ABAIXO, SEGUE O LINK PARA A TERCEIRA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS (ATIVIDADE 3). ESSA ATIVIDADE ESTARÁ DISPONÍVEL PARA VOCÊS ATÉ A SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA QUE VEM, DIA 30/03. 



TODOS DEVEM ENTREGÁ-LA VIA E-MAIL: teixeiracedu@outlook.com.

LEMBRANDO QUE TODAS AS ATIVIDADES SERÃO AVALIADAS, E, POR ISSO, DEVEM SER ENTREGUES!!!!

DIVULGAREI AQUI NO BLOG OS "GABARITOS" E OS NOMES DOS ALUNOS QUE REALIZARAM AS TAREFAS 1, 2 E 3, NA TERÇA-FEIRA PELA MANHÃ, DIA 31/03.


BONS ESTUDOS!!!


PROF. EDUARDO.

L.Portuguesa 26/03 Correção

Bom dia turma!

1º Período

Vamos iniciar a nossa aula de hoje pela correção das atividades deixadas no dia de ontem 25/03


GABARITO:

1- O que é o novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas seguiram um modelo que não se atualizou e deixou de ser atrativo e significativo para os jovens. O Novo Ensino Médio conecta-se ao comportamento da geração Z e contempla duas partes: a Formação Geral Básica e os  Itinerários Formativos (parte flexível).

2- O que é Formação Geral Básica?

É a parte do novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas.  São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desenvolvem competências e habilidades. A Formação Geral Básica está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.

3- As áreas do conhecimento excluíram disciplinas?

Não houve exclusão. As 13 disciplinas (denominadas componentes curriculares pela BNCC) que fazem parte do modelo anterior ao Novo Ensino Médio continuam, porém presentes nas áreas de conhecimento.

4- O que são Itinerários Formativos?

São caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.
Todos os itinerários formativos devem estar organizados a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.
Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. Os alunos poderão escolher mais de um, de acordo com seus interesses e com o que a instituição disponibiliza. Escolas podem considerar atividades extracurriculares que já desenvolvem (aula de teatro e oficina de robótica, por exemplo) como unidades curriculares de seus itinerários formativos.

5- Qual a diferença entre componente curricular x unidade curricular?

Componente curricular refere-se às disciplinas (Português, Matemática, Física, Biologia, etc) e estará presente na Formação Geral Básica. Unidade curricular é a base do Itinerário Formativo e diz respeito a uma atividade com carga horária pré-definida, que a escola cria de acordo com seu contexto e infraestrutura. Por exemplo: clube de leitura, oficina de audiovisual ou laboratório.

6- A escola oferecerá Formação Geral Básica e Itinerários Formativos nos três anos de Ensino Médio?

A escola poderá distribuir a carga horária da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos da maneira que considerar coerente com sua estrutura e as necessidades dos alunos.
Apenas Língua Portuguesa e Matemática são exceções e devem estar presentes na formação do aluno durante os três anos do Ensino Médio.

7- Como fica o Projeto de Vida no novo Ensino Médio?

Parte da BNCC desde o Ensino Fundamental, o Projeto de Vida é obrigatório no Ensino Médio. O MEC orienta que as escolas reservem uma carga horária específica para o Projeto de Vida já no primeiro ano do Ensino Médio para incentivar o protagonismo no aluno a partir do autoconhecimento, do estabelecimento de estratégias para atingir seus objetivos, do conhecimento da área de atuação e outros temas relevantes para a escolha da profissão.

8- Qual a diferença entre habilidades e competências?

O ser humano desenvolve habilidades socioemocionais para ser competente em algo. No novo Ensino Médio,o jovem será incentivado a desenvolver autonomia, autoconfiança, empatia e responsabilidade para ser competente na escolha de sua profissão ou na solução de um problema, por exemplo.

9- Quais as exigências de carga horária do novo Ensino Médio?

Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas será ampliada para 1.000 horas por ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. A Formação Geral Básica deve corresponder no máximo a 1.800 horas (60% do currículo), e os Itinerários Formativos no mínimo a 1.200 horas (40% do currículo). As escolas têm até março de 2022 para realizar as mudanças.

10- O que será cobrado no ENEM?

O ENEM deverá focar no conteúdo da Formação Geral Básica, obrigatória e comum a todos os estudantes de Ensino Médio do país.

11- Haverá EAD no novo Ensino Médio?

De acordo com o MEC, será possível distribuir até 20% da carga horária de um curso diurno na modalidade à distância.

12- Qual perfil de professor buscar para o novo Ensino Médio?

Os jovens do Ensino Médio demandam professores abertos a novos modelos de transmissão de conteúdo, com perfil colaborativo e engajador. O professor precisa pensar fora da caixa, inovar e romper padrões para executar a interdisciplinaridade e tornar o tema de estudo atrativo.

13- Como a escola deve se preparar para a implementação?

Antes de formatar novos currículos, é imprescindível que a escola escute os jovens estudantes e professores. Quais são seus interesses, expectativas e frustrações? Sob o ponto de vista deles, como a escola pode se transformar em um ambiente inspirador e colaborativo? Que modelo incentiva o aluno a gostar de aprender? Qual é o objetivo da escola?
O gestor também precisa realizar um diagnóstico dos recursos humanos, físicos e financeiros. Qual a formação do corpo docente? Quais as possibilidades de otimização ou expansão da infraestrutura? Como será a dinâmica na escola com novos horários? Quanto mais respostas, maior a compreensão do modelo ideal.

14- Quais são os documentos oficiais para consulta?

· Lei nº 13.415/2017
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
· Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos
· Base Nacional Comum Curricular – BNCC
· Guia de Implementação do Novo Ensino Médio

Agora aguardem pela abertura da aula do 2º período de Língua Portuguesa que irá abrir as 10:40.

Professor
Jefferson Back Paiva

Aula de Cultura Religiosa – Dia 26/03/2020
1.      Gestos Concretos – Demonstração de amor ao próximo
a)      Assista ao vídeo apresentado no link abaixo e reflita sobre atitudes possíveis para termos um mundo melhor.
b)      Pense nas nossas conversas nas últimas aulas sobre gestos concretos e analise sua pesquisa sobre exemplos que demonstram essas atitudes.

c)      Após a análise e a reflexão realizadas nos dois itens anteriores, faça um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) apresentando suas conclusões.
Clique no link abaixo para postar seu texto.

Cuidem-se,
Abraços,
Profª Carla E. B. Klauck